Fora de Casa

Conhecendo Manhattan – Dicas de NY

5 distritos de Nova York

Conhecendo Manhattan – o principal distrito de NY

Manhattan, o coração pulsante de Nova York, é mundialmente famoso por seu dinamismo e diversidade cultural. Este distrito icônico abriga alguns dos marcos mais reconhecidos do mundo, como o Central Park, a Times Square e a Broadway, além dos arranha-céus emblemáticos como o Empire State Building e o One World Trade Center.

Manhattan é um centro financeiro global, sede da Bolsa de Valores de Nova York em Wall Street, e também um polo cultural, com museus renomados como o Metropolitan Museum of Art e o MoMA. Com seus bairros distintos, como Harlem, Greenwich Village e SoHo, cada um oferecendo uma atmosfera única, Manhattan é um mosaico de experiências vibrantes, desde a alta gastronomia e compras de luxo até a vida noturna animada e eventos culturais diversos.

1) TIMES SQUARE

A Nova York das luzes, letreiros e peças na Broadway está na Times Square. A área é a junção das ruas Broadway e 7ª avenida, com a maior concentração de turistas por metro quadrado. Vá de dia e de noite, a beleza é única, não tem como não ficar hipnotizado pelos letreiros de propaganda, cada um mais surpreendendo do que o outro.

Lá, realmente a cidade dorme tarde. Os restaurantes e lojas ficam abertos até tarde (por volta de 1 da manhã). Você pode caminhar e ver os teatros da Broadway. Lá perto, se localizam o Museu de Cera – Madame Trussaud e o Believe it or not – além dos estúdios da ABC (que transmite ao vivo o programa “Good Morning America”).

Se você é de compras, lá você acha a Sephora, Forever 21, M&M´s, Toys R Us, Gap, MAC, entre outras. Os souveniers são mais caros nessas áreas, então só arrisque comprar se tiver algo realmente diferente, que você não achou em outros lugares.

Na Times Square tem o balcão da TKTS, que você compra ingressos para as peças com desconto. Vá cedo, abre 2 horas da tarde, pois pode não sobrar ingressos para a peça que você quiser assistir. Fui às 17 hs e só tinham duas peças com ingressos disponíveis: Chicago e Rock of Ages (com 50% de desconto!). Fui nessa última e foi super divertido. As filas que são chatas de enfrentar, principalmente quando você tem pouco tempo para visitar NY. Peças mais concorridas, como Rei Leão, não tem nenhum ingresso disponível nestes guichês.

VEJA AQUI AS PEÇAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NA TKTS www.tdf.org

Mapa do Central Park

2) CENTRAL PARK

O Central Park é o grande parque dos novaiorquinos, um oásis no meio da selva de pedra. Lá eles fazem exercícios, tomam sol, descansam na hora do almoço. O passeio pode durar horas e horas, já que o parque tem 3,4 km².

Veja os principais:

1) Estátua da “Alice no País das Maravilhas” – construída em 1959. Localização: East 74th Street

2) Strawberry Fields – Homenagem a John Lennon – “Imagine”. Localização: West 72th Street

3) Zoológico do Central Park – que tem adoráveis pinguins e leões marinhos – a entrada é 16 dólares (adultos) – Localização: East 64th Street

4) Sheep Meadow – Uma das partes mais concorridas do Central Park – uma área verde descampada que fica aberta de maio a outubro – para piqueniques, banhos de sol, entre outras atividades. Localização: West 68th Street

5) Estátua do escritor “Hans Christian Andersen” – Localização: East 74th Street

6) Bethesda Terrace – Lá em encontra a fonte Anjos das águas e uma linda vista do lago do Central Park. Localização: West 68th Street

Vale a pena fazer um piquenique no parque, explorar suas áreas verdes, andar de bicicleta ou correr, andar de barco, ver os artistas tocando, ver um jogo de baseball e dar de cara com um esquilo passeando na grama verde.

3) EMPIRE STATE BUILDING

O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares que atrai turistas pela sua belíssima vista de Nova York. O prédio, com estilo art decor, foi cenário para um dos filmes mais famosos de Hollywood – King Kong. O ingresso é 25 dólares. Foi um dos símbolos da imponência de Nova York, sendo por 41 anos o prédio mais alto da cidade. Mas espere uma fila enorme para visitar o Empire Building.

Se você não for apegado a tradição e ao King Kong, o TOP OF ROCK, seu concorrente menos famoso, é uma grande surpresa.

4) WALL STREET

Wall Street é a principal rua do distrito financeiro de Nova York e local em que se encontra a bolsa de valores de Nova York. Lá você encontrará o Bowling Park – onde você encontra a estátua do touro de Wall Street – um local em que todo turista gosta de tirar fotos. Os prédios são muito bonitos ao redor, mas não existem muitas atrações próximas. Fica bem perto do Battery Park.

Descendo a Wall St, você vai dar de cara com o Pier 11, lugar onde saem barcas para o Brooklyn, que são um ótimo passeio! Veja na parte do Brooklyn estas dicas.

5) BROADWAY

A Broadway é uma das principais ruas de Nova York. Significa “via larga”. Famosa pelos seus teatros, você pode reservar um tempo para passear por ela – ela vem do Bronx até Battery Park. É a rua mais antiga de Nova York.

George Benson é o interprete da música mais famosa sobre a Broadway, chamada “On Broadway”. Ele expressa a beleza iluminada da via, que muitas pessoas vão em busca de um sonho, mas nem sempre conseguem alcançá-lo. Artistas do mundo todo deixam tudo para trás para conquistar seu espaço nas peças encenadas na cidade – sejam elas Broadway ou Off-Broadway.

Você sabe a diferença entre Broadway e Off-Broadway – é que a Off tem capacidade para 199 a 499 assentos e a Broadway tem capacidade para 500 ou mais acentos.

6) BROOKLYN BRIDGE

Outra atração de Manhattan é a Brooklyn Bridge – que liga a ilha ao Brooklyn. Você pode atravessá-la a pé ou de bicicleta – existem 2 faixas sinalizadas. Um local imperdível, linda de se ver. Você atravessa bem rápido, nem vê o tempo passar. Você ainda pode visitar a região de Dumbo, que fica pertinho da saída da Ponte – deitar na grama e tirar fotos com a ponte de cenário.